Ataque do Red Sox funciona bem e dá tranquilidade para arremessadores no Opening Day 2020

SoxCast
4 min readJul 25, 2020

Novatos têm bom desempenho, e time registra 17 rebatidas e 13 corridas na abertura da temporada 2020

Por Felipe Martins

Primeira partida da temporada 2020 em Boston não teve torcida — protocolo da Major League Baseball para que jogos ocorram em segurança — Foto: Barry Chin/Boston Glove

Quando Nathan Eovaldi subiu ao ‘montinho’ dos arremessadores do Fenway Park na sexta-feira (24), o time do Boston Red Sox como um todo inspirava mais dúvidas do que confianças na torcida. Além do próprio contexto da pandemia — que por si só já mexe um bocado com o psicológico de todos -, a temporada de 2020 para Boston tem muitos pontos de interrogação a serem respondidos.

Bem, o primeiro dos 60 jogos não resolveu tudo o que incomoda a torcida e imprensa, mas certamente ficou uma boa impressão. Contra um Baltimore Orioles de pouca expressão, as Meias Vermelhas contaram com uma noite extremamente inspirada dos rebatedores e uma aparição bastante sólida de Nathan Eovaldi. Desta forma o time garantiu a vitória pelo placar de 13–2, uma das diferenças mais elásticas da história da Franquia.

Ataque, o ponto alto

Jackie Bradley Jr. foi uma das engrenagens que impulsionou o ataque do Red Sox na abertura da temporada — Foto: Barry Chin/Boston Globe

Talvez pelo adversário fraco, os números desenvolvidos pela parte ofensiva possam ser um pouco menosprezados. Mas antes da partida o rebatedor J.D. Martinez deu entrevista ao repórter Ian Browne, da MLB, e disse justamente sobre a capacidade da lineup (rebatedores titulares). “It can be scary”, ou ‘pode ser assustador!’, foi a declaração de um dos principais nomes do ataque do time. E de fato o setor rendeu no jogo.

Foram cinco atletas com mais de três hits no jogo. Jackie Bradley Jr., José Peraza e J.D. Martinez registraram duas rebatidas duplas cada; junto com as de Kevin Pillar e Christian Vázquez, as oito duplas são o novo recorde do time para um Opening Day. No total o ataque combinou para 17 rebatidas e 13 corridas — a maior parte veio na quarta entrada, quando o Red Sox já marcava 10–0 contra os dois arremessadores de Baltimore, Tommy Milone e Cody Carroll.

Ataque começou intenso na partida, e marcou 10 corridas entre a terceira e quarta entrada.

Um outro destaque legal é para José Peraza e Kevin Pillar. Como mencionado, ambos registraram rebatidas duplas e marcaram a primeira partida com meias vermelhas pelo esforço. Peraza teve quatro rebatidas totais em cinco oportunidades, além de duas corridas anotadas — um início bastante sólido para o atleta, que deve ser titular em boa parte dos jogos. Pillar apresentou o ‘cartão de visitas’ com uma boa defesa nas primeiras entradas, e garantiu três corridas impulsionadas — ele deve alternar bastante com Alex Verdugo no campo externo, principalmente em jogos contra arremessadores canhotos.

Nathan Eovaldi e o bulpen tiveram espaço e tranquilidade para trabalhar

Quando Eduardo Rodriguez foi diagnosticado com COVID-19 e afastado logo em seguida para poder se recuperar 100%, a missão de abrir o primeiro jogo do Red Sox na temporada 2020 ficou para Nathan Eovaldi. O atleta terá neste ano a oportunidade de retomar as aparições de destaque que teve pelo time, principalmente porque em 2019 o desempenho foi irregular — muito por conta de lesões e cirurgia.

Na noite de ontem Eovaldi jogou seis entradas completas. Terminou a partida com quatro eliminações por strike e cedeu cinco rebatidas, uma andada e apenas uma corrida. Em 89 arremesso, 67 foram na zona de strike. O camisa 17 destacou o suporte que o ataque deu, principalmente na quarta entrada. Outro fato importante: o primeiro arremesso de Eovaldi registrou 100 milhas por hora, marca boa para um retorno forte.

Atuação de Nathan Eovaldi foi bastante sólida. Destaque para o comando dos arremessos.

O Red Sox ainda utilizou outros dois arremessadores na partida. Austin Brice e Phillips Valdez fizeram as estreias pela equipe: Brice jogou a sétima entrada e cedeu um home run de uma corrida para Rio Ruiz quando o jogo estava 13–1. Valdez arremessou as duas últimas entradas limpas, e garantiu um suspiro positivo dos torcedores — nenhuma rebatida ou andada em 28 arremessos, e duas eliminações por strike.

As duas atuações vindas do bulpen — como é conhecido o corpo de arremessadores reservas — são um ponto bastante positivo para o início do Red Sox em 2020. A dupla enfrentou 11 rebatedores do Orioles e cedeu apenas uma rebatida (o home run de Ruiz), com quatro eliminações por strike. Brice lançou 18 arremessos sendo 13 na zona de strike e Valdez lançou 28, com 15 na zona de strike.

Próximos compromissos

O Red Sox ainda enfrenta o Baltimore Orioles duas vezes (dias 26 e 27) em Boston e recebe o New York Mets na sequência, antes de um período de sete partidas fora de casa. Enfrentaremos duas vezes o Mets e três vezes o Yankees em Nova Iorque, além de duas partidas contra o Tampa Bay Rays na Flórida.

--

--

SoxCast

O principal canal de notícias do Boston Red Sox em língua portuguesa! // A project about the Boston Red Sox, focused on portuguese-speaking fans! @soxcast